Resultados de pesquisas em agroenergia serão divulgados na Embrapa

26/10/2015 - 20:58

Quarenta e nove estudos envolvendo a cadeia produtiva dos biocombustíveis estarão em exposição na sede da Embrapa Agroenergia, em Brasília/DF, de 23 a 27 de novembro. Os trabalhos foram desenvolvidos principalmente por estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais que atuam como colaboradores dos projetos de pesquisa da instituição. A divulgação acontece no II Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (EnPI), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal/FAPDF e da Ubrabio.

Os trabalhos expostos em forma de pôsteres estão organizados em cinco áreas temáticas: Genética e Biotecnologia Vegetal; Genética e Biotecnologia Microbiana; Processos Bioquímicos; Processos Químicos e Química de Biocombustíveis e Biomassa. Dessa forma, o dendê, por exemplo, está presente em pesquisas sobre a genética da palmeira que lhe dá origem, assim como em estudos para cultivo de microalgas e macrofungos em resíduos do seu processamento.

Microrganismos também são objetos de destaque nos estudos. As pesquisas abordam desde a busca de linhagens eficientes para uso industrial até a engenharia genética de espécies para obter, por exemplo, leveduras capazes de converter uma biomassa em produtos químicos específicos. Produção de etanol e biodiesel, destoxificação de tortas de oleaginosas e obtenção de biopolímeros serão outros temas divulgados.

Nessa edição do Encontro, enzimas são assunto de destaque. Nos pôsteres, resultados de pesquisas sobre a produção e uso delas, com foco principalmente em etanol celulósico (2G). Também será realiza Simpósio dedicado ao debate sobre o mercado de enzimas no Brasil e no exterior, as políticas nacionais e as tecnologias envolvidas ,para tanto, foram convidados especialistas do Governo, instituições de pesquisa e empresas.

Além dos pôsteres, alguns trabalhos serão selecionados para apresentação oral. Os autores dos três melhores estudos nas categorias Graduação, Graduados e Doutores serão premiados. O pesquisador Félix Siqueira é orientador de sete pesquisas que serão divulgadas no II EnPI. Para ele, o evento fortalece a interação entre grupos com diferentes áreas de atuação na Embrapa Agroenergia. Siqueira diz que, atuando como colaboradores da instituição, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a área de pesquisa numa empresa e descobrir se querem seguir na área. “Boa parte dos que estão aqui já decidiram ser pesquisadores”, conta.

O II EnPI é aberto e gratuito. Para participar do Simpósio "Agroenergia em Foco", que tratará da produção e uso de enzimas, envie e-mail para agroenergia.eventos@embrapa.br, até o dia 13 de novembro. Mais informações:https://www.embrapa.br/agroenergia/enpi.

Por Embrapa Agroenergia

União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio - Todos os direitos reservados

SCN Quadra 01 Bloco C - nº 85 - Sala 304, Edifício Brasília Trade Center - Brasília/DF

CEP.70711-902 - Telefone (61) 2104-4411 - E-mail: faleconosco@ubrabio.com.br

  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
  • Embrapa
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério de Minas e Energia
  • Casa Civil
Redes sociais
  • Facebook
  • Flickr
  • Linkedin
  • Twitter
  • YouTube
Moringa Digital Clique e conheça